Apresentação do Blog PIBID - FILOSOFIA

Apresentação do Blog PIBID - FILOSOFIA.
Olá, sejam bem vindos, alunos, professores, acadêmicos, navegadores e filósofos natos. Esse blog será peça fundamental do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/Filosofia, que tem o propósito de levá-los a entender um mundo incompreensível por muitos: o mundo da reflexão. Através deste blog, teremos acesso a documentos, textos, exercícios, enquetes e vídeos produzidos e adicionados pelos alunos da Universidade Federal do Tocantins - UFT, junto com a Professora Iraídes e o Professor Egídio, com a aprovação da coordenadora do programa, Professora Juliana. Tentaremos encurtar a distância entre o agir e o pensar, e trataremos, de início, através de um breve diálogo sobre a razão, sobre o que nos leva a refletir.
Desde os primórdios até os dias de hoje, o uso da razão é fato diferencial entre os homens e os outros animais. Apenas o homem tem a capacidade de raciocinar de maneira tão rápida e sistemática. Mais o que é a razão? A humanidade sempre utilizou dela, para fazer coisas simples como cozinhar, pescar, caçar, falar, escrever, a coisas mais detalhadas como, pintar, inventar, moldar e etc. É fato que a filosofia colocou em juízo a própria razão. E se a razão envolve o pensar, a filosofia questiona: o que é o pensar? O que é o agir racionalmente? Ao pensar e fazer essas perguntas sobre o que é realmente o "pensar" e como ele influencia no “agir racionalmente”, o homem faz filosofia. Além disso, a filosofia é a busca por uma verdade, ou pela compreensão do mundo a nossa volta. O problema da filosofia é que essa verdade nunca é encontrada, ou seja, está sempre em questão. Então, a filosofia é a busca constante pela verdade...E isso se dá através do desejo de conhecer e despertar o senso crítico sobre esse "algo" conhecido.
Esse blog, como vários outros encontrados pela web, trará, além das atividades propostas, assuntos diversos para o despertar crítico do aluno. Os alunos do Ensino Médio estão cheios de curiosidade e em constante mudança, o que favorece o despertar crítico. Desse modo, o blog serve como auxílio para satisfazer a curiosidade daqueles que o visitam. Seria esse o papel da filosofia? Não, ainda não. Por que entender a filosofia não é fácil se pensar não é uma tarefa difícil? Pensamos tão facilmente que não conseguimos ficar sem fazer isso desde quando nascemos. Lembra daquela brincadeira, não pense em uma árvore, e automaticamente é isso que você faz, pensar em uma árvore. Por que isso acontece? O papel deste blog não é te convencer de nada, apenas queremos mostrar assuntos e termos usados no cotidiano, para que vocês criem suas próprias conclusões sobre os assuntos que são postados e discutidos em outras ocasiões. Esperamos ajudar! Naveguem por toda parte, perguntem, discordem, critiquem e divulguem. Boa leitura!
Rômero Barbosa Sérgio - Bolsista PIBID.